quarta-feira, 19 de agosto de 2015

A escolha do fio

Oiii,
Hoje resolvi falar sobre a escolha do fio para se trabalhar.
Colocarei algumas perguntinhas abaixo com respectivas observações e caso vocês tenham alguma outra contem pra gente nos comentários, ok?

1) Pra que vou usar essa lã? Atualmente o crochê é explorado em várias formas e temos fios para todas elas, e te digo: desde o fio mais baratinho até o super top todos têm sua utilidade e podem ser muito bem usados sim! E se você acha que o cuidado deve ser apenas com o fio macio para o bebezinho está enganada (o), uma vez fio uma almofada com um fio para  bebê fininho, almofada essa que ficou no sofá da sala sendo jogada e esfolada pra lá e pra cá, adivinha o que aconteceu?! O crochê ficou feinho pouco tempo depois. Então aí vão algumas sugestões:
a) Trabalhos para bebês: use fios macios, pegue na mão, passe no rosto, faça carinho no novelo na frente da vendedora huahua
b) Vestuário adulto: procure fios bem resistentes, não gosto de fios que os cabos se "abrem" com facilidade.
c) Decoração: Se for pra uma cortina por exemplo, eu usaria a linha fina de algodão sem problema, agora se for pra almofadas ou toalhas algo mais resistente também, porque são peças que precisam de mais lavagem, e para tapetes atualmente há fios maravilhosos já indicados pra essa área ( eu até já fiz chapéu de adulto com um) antes os fios para tapetes eram rústicos e de má qualidade, cheios de fiapinhos, etc, hoje é fios lindos e de execelente qualidade.

2) Vai ser pra comercializar? Aí você fala "ah dá pra fazer sim essa peça, vai ficar em torno de 40 reais" e encontra o fio dos seus sonhos e ele custa R$ 25,00 e você vai precisar de 3 cores diferentes. Então o preço do fio precisa ser levado em conta sim, e pra isso você tem que conhecer seu público alvo e ter em mente o valor médio de suas peças.

3) E a cartela de cores desse fio, vai me atender? Pra quem vai fazer gorrinhos, por exemplo precisa de uma cartela de cores bem variada, para ter um padronização da qualidade e textura do trabalho.

4) Esse fio é sazonal? Vai ter dele no verão e no ano que vem? Já contei isso várias vezes, eu amava um fio, fiz um bom estoque dele, e estava com mais encomendas quando fui fazer o pedido, cadê o danado? Sumiu! Zefini! Nunca mais, adeus, tive que correr atras do preju, achei um armarinho em outra cidade que ainda tinha, e gentilmente me enviaram por email, o sedex ficou uma facada, mãs, mantive a qualidade e a pessoa recebeu o produto que comprou pela foto.

5) O trabalho ficou lindo, maravilhoso, mas como será depois de lavado? Faça uma amostra com esse fio, pode ser um porta-copo, como o que já ensinei aqui  e lave, como ficou depois? Manteve-se maravilindo? Então belezinha, pode comercializar e ser feliz!

Na foto abaixo a Bibizinha, a nossa Tricofilha, já brincando com os fios e suas texturas diferentes.

Beijão gente!!
Cris Rufino


Nenhum comentário:

Postar um comentário